TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA AGRICULTURA

A influencia da Tecnologia da Informação e Comunicação é inegável, sob todos os aspectos, em nossa vida cotidiana. O setor agrícola pela importância que desempenha no cenário econômico nacional não poderia estar de fora deste contexto. Assim cada vez mais vemos a utilização de computadores, programas, sensores e outros sofisticados equipamentos auxiliando o agricultor no sistema produtivo.

A área de Tecnologia da Informação na Agricultura, no Departamento de Agricultura, tem por finalidade dar conhecimentos básicos aos discentes da graduação e da pós-graduação sobre a utilização destas tecnologias.  Informatização da Propriedade Agrícola, Simulação e Modelagem do Crescimento e Desenvolvimento de Plantas, Utilização de Computadores e Agricultura de Precisão estão entre as áreas de atuação.

Ainda, tem como objetivo, desenvolver pesquisas envolvendo a avaliação do sistema radicular de plantas e sua variabilidade espacial no solo através do uso de análise de imagens e da eletrorestividade. Já, os sistemas de apoio á decisão como DSSAT e SALUS estão entre as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de estratégias de manejo e gerenciamento das culturas sob diferentes condições de solo e clima.

Na área da Agricultura de Precisão, o foco dos estudos está voltado para a influencia da variabilidade espacial dos parâmetros do solo na produção das culturas, bem como sua influencia na seleção de plantas em programas de melhoramento.

 

Professores:

Carlos Maurício Paglis