HORTICULTURA

 

Essa linha de pesquisa envolve diferentes áreas:

– Agroecologia

 

Professores:

Joyce Dória Rodrigues Soares

Élberis Pereira Botrel

Itamar Ferreira de Souza

 

– Cultura de tecidos de plantas

Pesquisas são realizadas em dois laboratórios modernamente equipados, avaliando várias espécies frutíferas (de clima tropical, subtropical e temperado), olerícolas, ornamentais, medicinais, aromáticas e condimentares, além do cafeeiro (Coffea arabica L.).

 

Professores:

Moacir Pasqual

José Eduardo Brasil Pereira Pinto

 

– Floricultura e Paisagismo

 

Área em grande expansão, com pesquisas sendo realizadas enfocando principalmente aspectos ligados à propagação convencional e in vitro, aspectos nutricionais e comercialização de espécies ornamentais com importância no mercado. Estudos envolvendo a conservação pós-colheita vêm sendo realizados com intuito de entender os aspectos fisiológicos e bioquímicos envolvidos nessa etapa. Nesse âmbito, as pesquisas são conduzidas em parceria com a EPAMIG, UNIFENAS e UFMG. Considerando o paisagismo, a pesquisa concentra-se em aspectos históricos de praças e jardins, concentrando-se naqueles situados ao longo da Estrada Real, o que lhes confere grande valor histórico e cultural. Análises de espaços públicos também são focos de pesquisa.

 

Professora:

Patrícia Duarte de Oliveira Paiva

 

– Fruticultura Temperada e Tropical

O estado de Minas Gerais vem se destacando no desenvolvimento da fruticultura e, em função disso, pesquisas vêm sendo desenvolvidas com frutíferas temperadas e tropicais visando à aprimorar as tecnologias de produção. Programas de Melhoramento Genético e técnicas visando à qualidade de frutos e à maturação fora da época tradicional das espécies, com vistas a ampliar a rentabilidade das unidades de produção são objetos de pesquisa. Há estreita relação com outras instituições como EPAMIG (Lavras, Maria da Fé e Caldas-MG), IAC, EPAGRI, EMBRAPA (Cruz das Almas-BA, Brasilia, Bento Gonçalves e Pelotas-RS) e na CATI, no Núcleo de Produção de mudas de São Bento do Sapucaí-SP.

Professores:

Rafael Pio

Leila Aparecida Salles Pio

José Darlan Ramos

Márcio Ribeiro do Vale

Antonio Decalos

Nilton Nagib Jorge Chalfun

 

– Olericultura

Na área de olericultura as pesquisas se concentram em três temas: melhoramento genético, cultivo de hortaliças não-convencionais e manejo e produção de espécies olerícolas.

 

Professores:

Luciane Vilela Resende

Luiz Antonio Augusto Gomes

Rovilson José de Souza

Wilson Magela Gonçalves

Wilson Roberto Maluf

 

– Plantas ornamentais, Arborização Urbana e Paisagismo

 

Professor:

Silvério José Coelho

 

 

– Plantas Medicinais, aromáticas e condimentares:

Em função da importância dos produtos naturais, cada vez mais valorizados e procurados, essa área também vem se expandindo no programa. Além do laboratório para propagação “in vitro”, o setor dispõe de um Horto, onde um grande número de espécies é mantida como matriz para multiplicação e estudos, incluindo-se planos de produção de extratos medicinais, e também um laboratório para manipulação de fitoterápicos e condimentos artesanais.

 

Professores:

José Eduardo Brasil Pereira Pinto

Suzan Kelly Vilela Bertolucci